BRASIL – Nesta terça-feira (8/11), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Beto Simonetti, entregou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o relatório que a entidade fez sobre as eleições de 2022.

No texto, a OAB Nacional diz que não foram constatadas nenhuma fraude nas urnas eletrônicas. O documento ainda enumera as ações que o órgão desenvolveu ao longo do período eleitoral e afirma que não encontrou indícios de irregularidades durante a corrida eleitoral.

“Essas ações coordenadas estenderam-se às seccionais e aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais. Assim, após o levantamento e a análise de todos os relatórios elaborados pelas Comissões de Direito Eleitoral dos Conselhos Seccionais da OAB em todo o país, concluímos que não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação”, afirmou Simonetti. “Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo”, diz o parecer da OAB entregue ao presidente do TSE”, completou.

A OAB foi uma das entidades que compõe o grupo de trabalho que fiscaliza as eleições. A Ordem dos Advogados do Brasil acompanhou o primeiro e o segundo turno das eleições, com os regionais da entidade atuando junto aos TREs das unidades federativas. Tanto em 2 de outubro, quanto no dia 30, a OAB acompanhou a totalização dos votos no Centro de Divulgação das Eleições, no TSE.

“Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, assegura o documento.