BRASIL – O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não divulgou os nomes de quem integrará seu ministério. Não se sabe nem se ele já definiu a lista. De acordo com o jornal Valor Econômico, no entanto, ele estabeleceu as pastas que necessariamente ficarão sob a administração do PT.

A área econômica – Fazenda e Planejamento – deve ser uma das administradas por petistas. No entanto, o nome de Henrique Meirelles (MDB) ainda não está descartado para a Fazenda.

Os gabinetes do Palácio do Planalto – Casa Civil, Secretaria-Geral e Secretaria de Governo – também serão geridos pelo PT.

Além disso, segundo o jornal, Lula já disse que não abre mão de petistas no controle das pastas de Saúde, Educação e daquela que será responsável pela gestão do Bolsa Família.

Há, no entanto, a possibilidade de que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) assuma o comando do Ministério da Cidadania, que abrigaria o Bolsa Família e outros programas sociais.

Há dentro do PT nomes “coringas”, que são vistos como possibilidades para assumir variados ministérios. São eles: Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Rui Costa.