Brasil – Após um ataque a duas escolas na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, dois jovens estão internados em estado gravíssimo neste sábado (26). Na manhã da sexta-feira (25), um adolescente de 16 anos entrou armado em duas instituições e disparou contra alunos e professores.

Além dos adolescentes de 11 e 14 anos, três professoras também estão internadas em estado grave. Segundo a polícia, o adolescente é filho de um tenente da Polícia Militar e planejou o ataque por dois anos. Ele fugiu das escolas com um veículo do pai, mas horas depois foi detido pela polícia.

De acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Espírito Santo divulgado na manhã de sábado (26), no hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, três mulheres, com 52, 45 e 38 anos, passaram por cirurgias e seguem em UTI em estado grave.

No hospital estadual de Urgência e Emergência São Lucas, uma mulher, de 58 anos, passou por cirurgia e o estado de saúde é estável. No hospital estadual Nossa Senhora da Glória Infantil de Vitória, um menino de 11 anos passou por cirurgia e segue em estado grave, uma menina de 14 anos passou por cirurgia, segue entubada e em estado grave. Ambas as vítimas estão em UTI.

Como ocorreu o ataque

O jovem invadiu duas escolas localizadas na mesma rua em Aracruz (ES), por volta das 10h desta sexta-feira (25). Ao menos três pessoas morreram. Treze pessoas ficaram feridas – cinco delas em estado gravíssimo.

Segundo testemunhas, o jovem fugiu após o atentado à segunda escola. A polícia confirmou a versão: em um carro Duster de cor dourada, ele teria ido em direção à orla.

O autor dos disparos era um estudante do colégio Primo Bitti, segundo o capitão Alexandre, do 5º Batalhão da Polícia Militar.

“Ele teria entrado na escola, na sala dos professores, com uma pistola e vários carregadores e efetuado diversos disparos, que atingiram seis pessoas no colégio. Dois óbitos foram confirmados no local”, afirmou o capitão.

O governador Renato Casagrande disse que cancelou sua agenda assim que soube da tragédia e que deslocou as secretarias de Segurança e de Educação para apurar os motivos do atentado e auxiliar a comunidade escolar.

“Imediatamente suspendi minha participação num evento que discutiria reforma para o Brasil e pacto federativo e estou buscando retornar ao Espírito Santo para acompanhar a apuração e o desenrolar desse triste fato”, afirmou Casagrande.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou na tarde da sexta-feira (25) a prisão do jovem que atirou em duas escolas da cidade de Aracruz. “Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã”. afirmou ele por meio das redes sociais.

Casagrande afirmou ainda que haverá luto oficial de três dias em decorrência das mortes. “Perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos”, escreveu.