A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), iniciou serviço de recuperação da rede de drenagem profunda na tubulação em concreto na rua 29, bairro Lírio do Vale 2, zona Oeste da cidade. A ação, realizada nesta segunda-feira (28), se deu pela situação emergencial, uma vez que ligações residenciais de esgoto clandestinas foram interligadas à rede de drenagem da prefeitura, que foi implantada para comportar apenas águas pluviais e não dejetos.

A irregularidade provocou problemas na canalização, comprometendo o fluxo de água na drenagem da rua, já que a via apresentava risco de afundamento parcial.

De acordo com a engenheira responsável pelo Distrito de Obras da área, Socorro Diniz, a área foi isolada e o serviço iniciado emergencialmente. Segundo ela, a ligação residencial de esgoto na rede de drenagem da prefeitura é uma ação irregular e que está sendo frequente e resulta sempre em prejuízos para todos.

‘Muitas estruturas acabam sendo rompidas por conta dessa irregularidade. A rede de drenagem da prefeitura é projetada para comportar as águas da chuva e não os dejetos. A responsabilidade pelo esgoto da cidade é com a concessionária de água que possui uma outra estrutura em suas tubulações. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que isolemos as ligações irregulares e façamos a substituição das peças danificadas para darmos a vazão correta das águas pluviais que são de nossa responsabilidade’, explicou a engenheira.

As equipes do Distrito da zona Oeste, além das drenagens profundas e superficiais, realizam obras de recuperação do pavimento asfáltico, meio-fio, sarjetas, entre outros serviços básicos de infraestrutura.