MANAUS – O vereador Elan Alencar (Pros) pretende se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A disputa que acontece na próxima segunda-feira (5), parece já estar definida, uma vez que inúmeros vereadores já declararam voto em Caio André (PSC).

Apesar de ser novato na política, Elan já possui um currículo recheado de polêmicas, que vão desde mandado de prisão a uso do ‘Cotão’ para financiar o próprio blog.

Em junho de 2021, a Justiça do Amazonas decretou a prisão domiciliar de Elan Alencar por falta de pagamento de pensão alimentícia da filha. No processo movido pela ex-mulher do vereador, aponta-se que ele fez o pagamento parcial do valor acordado, descumprindo o que determinava a Justiça.

Além disso, entre março de 2021 a setembro de 2022, Alencar destinou quase R$ 150 mil da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), popularmente conhecida como “Cotão” para o blog AM Hoje, fundado e administrado pelo próprio vereador.

O uso inapropriado vai contra a Lei 437/2016, que regulamenta o Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP). A legislação proíbe usar o “Cotão” para contratar empresas ligadas diretamente ou indiretamente aos vereadores.