Copa do Mundo – O Uruguai esteve perto de avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira. A Celeste venceu Gana por 2 a 0, com gols de Arrascaeta, mas acabou sendo eliminado porque a Coreia do Sul derrotou Portugal e ficou com a vaga. Pelo saldo de gols, a seleção sul-americana se despediu do Mundial junto com os africanos.

Sem ter marcado ainda nenhum gol na Copa do Mundo e com a obrigação da vitória para avançar para as oitavas de final, o Uruguai teve uma escalação mais ofensiva para enfrentar Gana. O técnico Diego Alonso apostou em um quarteto formado por Pellistri, Arrascaeta, Darwin Núñez e Suárez para tentar superar a defesa africana.

Apesar da escalação mais ousada de Alonso, foi Gana que teve tudo para sair em vantagem. Aos 15 minutos, Jordan Ayew chutou, Rochet deu rebote e derrubou Iñaki Williams , que chegava para o rebote. Inicialmente foi marcado impedimento no lance, mas o VAR apareceu para confirmar o pênalti.

A bola do jogo para Gana esteve nos pés de André Ayew, que desperdiçou. O camisa 10 bateu fraco e Rochet fez a defesa para se redimir do erro que lhe levou a cometer o pênalti.

Reviver o drama de 12 anos atrás pesou para Gana, quando, na Copa da África do Sul, a seleção ganesa teve uma penalidade para cobrar no último minuto da prorrogação e acabou desperdiçando. Na ocasião, Suárez foi expulso por, antes do pênalti, ter tirado a bola que entrava com a mão. O fantasma de 2010 voltou a atormentar os ganeses que claramente sentiram animicamente o pênalti perdido. E o Uruguai soube aproveitar tendo Arrascaeta como condutor. Primeiro ele serviu Darwin Núñez, que deu uma cavadinha por cima do goleiro Ati Zigi. A bola ia entrando quando Thomas Partey apareceu para salvar.

Se não deu como garçom, Arrascaeta acabou virando goleador. Aos 25, Suárez recebeu cruzamento de Darwin Núñez, cortou o zagueiro e chutou. Ati-Zigi chegou a fazer uma defesa parcial, mas Arrascaeta apareceu como um centroavante para empurrar para o gol.

O jogador do Flamengo voltou a balançar as redes seis minutos depois, dessa vez com um golaço. Após cruzamento de Suárez, ele bateu de primeira para vencer o goleiro e dobrar a vantagem sul-americana diante de uma seleção de Gana sem reação.

O primeiro tempo só não foi perfeito para o Uruguai porque o volante Bentancur sentiu lesão e precisou ser substituído por Vecino já virando dúvida em caso de classificação para as oitavas de final, o que ficou bem encaminhado nos primeiros 45 minutos com a vantagem de 2 a 0.

O primeiro tempo só não foi perfeito para o Uruguai porque o volante Bentancur sentiu lesão e precisou ser substituído por Vecino já virando dúvida em caso de classificação para as oitavas de final.

Gana voltou para a etapa final com duas trocas. Solemana e Bukari entraram nos lugares de André e Jordan Ayew. A equipe do técnico Otto Addo iniciou tentando pressionar o Uruguai. Os africanos chegaram com perigo aos 10 minutos em lançamento para Sulemana, que dividiu com Rochet.

Via: GHZ