Manaus – O servidor público que trabalhava como cinegrafista identificado como Tarcísio Heden Soares Amaral, de 35 anos, foi exonerado da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), onde atuava, e Alípio Grijó outro cinegrafista após denúncias de prática de extorsão a moradores no bairro São José, zona leste de Manaus.

De acordo com a 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os policiais foram acionados por populares de que um veículo modelo Amarok de cor branca estaria com dois ocupantes com coletes da polícia roubando as pessoas nas imediações da Escola de Samba Grande Família.

Um veículo S10 de placa de segurança JXU-4H12 da SSP foi visualizado finalizando uma abordagem a uma motocicleta na rua Rio Carauari, antiga rua Marginal. Os policiais então abordaram os ocupantes do veículo e identificou Tarcísio Heden Soares Amaral, repórter cinematográfico da SSP, e Alípio Grijó da Silva, que se passava por Cabo Souza.

Segundo alguns moradores da área, os dois estariam abordando motociclistas e exigindo o dinheiro dos mesmos, porém nenhuma vítima foi localizada.

Prints de conversas mostram o suspeito Alípio como um suposto X9 (repassava as informações) sobre a presença da polícia em algumas bocas de fumo do local, em parceria com o crime organizado, em troca de dinheiro.

A ocorrência foi conduzida a ocorrência para o 14º Distrito Integrado de Polícia, mas não foi realizado procedimento de polícia judiciária por conta de nenhuma vítima ter sido identificada. O veículo foi entregue a representante da SSP.

Nota SSP-AM

Em nota, a SSP-AM esclareceu que o caso foi acompanhado pela Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública. Foi determinada ainda a exoneração imediata do servidor, bem como a rapidez na investigação do caso pela Corregedoria-Geral.

Denúncias podem ser feitas de maneira presencial, na própria Corregedoria-Geral, que fica nas dependências do shopping Manaus Via Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As denúncias também podem ser enviadas para e-mail [email protected].