A justiça da Espanha absolveu nesta terça-feira (13) o astro brasileiro Neymar e os demais processados pelas supostas irregularidades cometidas em sua contratação pelo FC Barcelona em 2013. O Ministério Público espanhol retirou as acusações na reta final do julgamento que teve início em outubro.

‘A audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude’, anunciou o tribunal da Audiência de Barcelona em um comunicado. Com a decisão, todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro DIS por suposta corrupção foram inocentados.

Além de Neymar, os pais dele, os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rosell e Josep Maria Bartolomeu, e o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues Filho, também eram processados, assim como três pessoas jurídicas: FC Barcelona, Santos FC e a empresa fundada pela família do jogador para administrar a sua carreira.

Com a acusação de crime de corrupção empresarial, o Ministério Público havia pedido, inicialmente, dois anos de prisão para o jogador brasileiro, além de pagamento de multa de € 10 milhões.

O julgamento começou um mês antes do início do Mundial do Catar, onde Neymar e a Seleção foram eliminados nas quartas de final pela Croácia. A promotoria, que havia endossado as acusações do DIS, finalmente considerou que elas ‘não foram construídas com base em evidências’, mas ‘em presunções’ e que os autos se enquadravam na justiça cível e não criminal.

Com informações Carta Capital