A Prefeitura de Manaus avança no enfrentamento à covid-19, disponibilizando, neste sábado (17), dez pontos de vacinação em todas as zonas geográficas da capital, no horário de 8h às 12h.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem tomar a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses, conforme grupos e intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde. Os endereços das unidades que ofertarão o imunizante podem ser conferidos no link: http://bit.ly/localvacinacovid19, no site semsa.manaus.am.gov.br  e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destaca o resultado de mais de 5 milhões de doses aplicadas, registrado na última quarta-feira, 14/12, e reforça o compromisso do prefeito David Almeida em avançar com a vacinação, criando estratégias para facilitar a vida dos usuários que durante a semana estão ocupados com as obrigações do trabalho.

‘Durante a semana, a rotina é de muita correria, mas aos sábados as pessoas têm mais facilidade para se organizar e se cuidar. E tomar a vacina é um cuidado muito importante para controlar o coronavírus e evitar as formas graves da doença. Continuamos lembrando o quanto é fundamental tomar as doses de reforço e, para quem ainda não iniciou seu esquema vacinal, o recado é priorizar essa tarefa’, destaca.

Shádia assinala que as unidades disponíveis no sábado são referência para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. Mas explica que para o segmento de crianças com idades de seis meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), com comorbidades, a vacinação pode ser realizada exclusivamente em quatro unidades de saúde:  UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.

Para receber a vacina, o usuário precisa apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde e o cartão de vacina.

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) desta sexta-feira,16, pela manhã, indicavam que da população vacinável da capital, estimada em 2.112,740 de pessoas, 89,68% já haviam tomado a primeira dose e 79% haviam completado o esquema vacinal inicial, com as duas doses.

Por outro lado, o número de usuários em atraso com a terceira dose era de 624.651, enquanto 476.725 pessoas estavam em atraso com a quarta dose.

Shádia Fraxe avalia que embora haja avanços significativos na maior campanha de vacinação operacionalizada pela Semsa, o desafio continua. Uma das frentes de trabalho das equipes está concentrada em chamar a população para tomar as doses de reforço.

‘Não podemos brincar com a saúde, como todo vírus, o da Covid é ‘inteligente’ e passa por mutações e a vacina é uma barreira que impede a manifestação dos efeitos graves dessa infecção, que é bom lembrar, pode levar à morte. Precisamos estar vigilantes e tomar as doses de reforço’, alerta a secretária Shádia Fraxe.

Para conferir seu esquema vacinal, a população pode consultar a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) e clicar no quadro “Consultar minhas doses” e, em seguida, digitar o número do CPF.

Além de disponibilizar informações sobre as doses recebidas, o Imuniza Manaus, também fornece o certificado de vacinação, número de doses aplicadas e outras informações sobre as estratégias de enfrentamento da covid na capital.

Confira os pontos de vacinação de sábado:

Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I (a partir de seis meses de idade)
USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova
USF Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul
USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores (a partir de seis meses de idade)

Zona Leste
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi (a partir de seis meses de idade)
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória (a partir de seis meses de idade)
USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I