O Brasil passará a ter uma moeda virtual em breve. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou que o Real Digital poderá ser lançado oficialmente já no ano de 2024. O anúncio foi feito durante um evento realizado pelo portal Poder360.

Ele afirmou que os testes a nível nacional da CBDC terão início no próximo ano de 2023 e será implementada de maneira gradual no ano seguinte. O sistema proposto pelo BC brasileiro possui uma arquitetura de tokenização de depósitos única, a qual tem sido aplicada por outros órgãos equivalentes em mais países.

‘Quando a gente falou isso pela primeira vez, era visto como uma coisa muito diferente e muito fora do padrão. No final, nos sentimos lisonjeados por pensar em um sistema que agora outros bancos centrais estão pensando também.’

Na prática, os depósitos bancários tokenizados irão funcionar como uma stablecoin cujo valor será atrelado ao Real Digital em 1:1. Esses tokens poderão ser utilizados em aplicações de DeFi e outros tipos de uso.

Campos Neto ainda detalhou a presença da moeda digital como integrante de uma agenda ampla para digitalizar e ‘descentralizar’ a economia – juntamente com outras iniciativas, tais quais o Pix e o Open Finance.

Para completar, o presidente do BC declarou que o Real Digital poderá se integrar a esses novos recursos tecnológicos – como o próprio Pix – no futuro, além de não descartar um atraso no lançamento – previsto para chegar a toda a população até o final de 2024.