AMAZONAS – A Associação das Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (APPBMAM) veio a público através de nota para repudiar a imprensa e a Polícia Civil do Amazonas pela divulgação das imagens dos 12 policiais suspeitos de participarem da chacina que tirou a vida de quatro pessoas no ramal Água Branca, km 32 da rodovia AM-010.

A nota, em tom de defesa dos suspeitos, afirma que “o policial militar é um cidadão, e nessa condição, possui direitos constitucionais que devem ser respeitados, dentre eles o respeito à sua imagem e o de não ser considerado culpado antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

O texto afirma ainda que os 12 policiais, flagrados por câmeras de segurança abordando as vítimas e escoltando o carro em que os corpos foram encontrados, “sequer foram denunciados”.

Liberdade de Imprensa

Cabe ressaltar que a cobertura dos desdobramentos da chacina da AM-010 são de interesse público e é dever da imprensa informar a sociedade.

De acordo com a Lei Nº 2.083, de 12 de novembro de 1953, artigo 1° Só é proibida a publicação e circulação de jornais e outros periódicos quando clandestinos, isto é, sem editores, diretores ou redatores conhecidos, ou quando atentarem contra a moral e os bons costumes.

Confira a nota na íntegra