Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais nesta quinta-feira (29) uma mensagem lamentando a morte de Edson Arantes Nascimento, o Pelé.

“Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria”, escreveu o presidente.
Na mensagem, Bolsonaro também prestou condolência a familiares: “Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”.

Mais cedo, o governo federal publicou uma nota desejando força e fé para familiares e amigos de Pelé.

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”, apontou trecho do comunicado.

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021. Já em fevereiro deste ano, o ex-jogador se internou no Albert Einstein para dar continuidade à quimioterapia.

Um boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira informou que a morte aconteceu às 15h27, “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

O Rei do Futebol será velado, a princípio, durante um dia e meio, no gramado do estádio do Santos, a Vila Belmiro. A cerimônia será aberta ao público, mas o horário não foi divulgado.

Já o enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos, em uma cerimônia reservada para amigos íntimos e familiares.

Luto oficial

O governo federal decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional em razão da morte de Edson Arantes Nascimento, o Pelé, nesta quinta-feira (29).

O decreto, assinado por Bolsonaro foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, aponta o documento.