BRASIL – A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reclamou das primeiras impressões acerca do estado de conservação e manutenção do Palácio da Alvorada. Janja denuncia que há espaços e móveis danificados após a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ausência de itens do acervo do espaço. Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou muito triste ao visitar o local.

Janja mostrou o espaço à jornalista Natuza Nery, da Globonews. Na imagens, é possível ver o vidro de uma das janelas rachado, parte da mesa de madeira lascada, o piso de jacarandá da parte privativa estragado, infiltrações no teto e cortinas sujas. Também há uma poltrona rasgada e um tapete esburacado.

A primeira-dama também mostrou uma peça sacra do século XIX deixada no chão e um quadro que teria sido movido para outro local, pegando sol e ficando danificado.

“Não teve cuidado, manutenção”, reclamou Janja, afirmando que ainda está tentando identificar onde foram parar alguns itens que ainda não foram encontrados.

Segundo a primeira-dama, alguns pertences do antigo casal presidencial ficaram no local. Entre eles, a famosa caneta Bic de Bolsonaro, um cilindro de oxigênio mantido na antesala do quarto, e roupas da antiga primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que foram esquecidas por funcionários da mudança em algumas gavetas. Neste último caso, Janja afirmou que alguém já entrou no Palácio para retirar o material e ela está buscando informações de quem teria feito isso.

“O prédio é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada. Para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro”, explicou Janja na reportagem.

Por causa dos problemas, uma rápida reforma será feita no espaço, o que vai atrasar a mudança do casal presidencial em pelo menos 20 dias. A última reforma no espaço havia acontecido em 2017, na gestão do então presidente Michel Temer.