Brasil – Aline Sousa, a catadora de recicláveis responsável por entregar a faixa presidencial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) durante a posse, no dia 1º de janeiro, está sofrendo ataques nas redes sociais de usuários que questionam – de forma agressiva – o motivo da mulher, de 33 anos, ter viajado à Europa em abril de 2022.

Após muitos ataques preconceituosos, na última quarta-feira (4), a catadora divulgou um vídeo contando sobre suas experiências no exterior. Segundo ela, a visita à Itália, aconteceu para que ela pudesse conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no país europeu.

“A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nesta questão do avanço e da valorização da reciclagem”, explicou.

Além disso, Aline ainda comentou que o intercâmbio foi feito graças ao apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ela revelou que a viagem foi viabilizada por Bia Kicis, deputada federal do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A viagem não foi financiada por ela.

Nas redes, bolsonaristas acusam Aline de ser “hipócrita” e de ter “mentido para o povo brasileiro”. Ela foi chamada de “esquerda caviar” e outros usuários debocharam dela estar na Europa exercendo a profissão de catadora.

Quem é Aline Sousa

Aline é catadora desde os 14 anos, sendo a 3ª da geração de catadora na família. Ela é mãe de seis meninos e uma menina. Já atuou como diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e se tornou a primeira presidente da Rede.

Fonte: IG