Brasil – Os bolsonaristas detidos no ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília, receberam refeições que são servidas nos restaurantes comunitários da capital. No entanto, os presos por suspeita de participar de atos de terrorismo, reclamaram do cardápio nas redes sociais.

“Nem cachorro come isso. Horrível”, disse um homem em um vídeo compartilhado no Instagram.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, as refeições servidas para os presos é a mesma que é vendida a R$ 1 nos restaurantes comunitários. Ao todo, 28 mil pessoas, principalmente de baixa renda, comem nos estabelecimentos diariamente.

Vídeos mostram pessoas reclamando da refeição servida na noite de segunda-feira (10). Em uma das imagens, um homem abriu uma marmita e chamou a comida de “horrível”.

“As pessoas receberam macarrão com nuggets. Deixaram tudo aqui, porque ninguém consegue comer”, disse um dos presos.

Em outras imagens, uma mulher reclama de ter que comer linguiça e macarrão. “Olha o escândalo que eles nos apresentam. Desde ontem sem comer e eles apresentam isso”, disse.

Em nota, o governo do DF disse que forneceu, em caráter emergencial, café da manhã, almoço e jantar, “sem qualquer prejuízo nas refeições ofertadas à população nos restaurantes comunitários”. Além disso, o Executivo informou que os pratos foram servidos a pedido da intervenção federal feita na segurança pública da capital.

O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, informou que entre segunda e esta terça-feira (10) foram distribuídas mais de 7 mil refeições.

Refeições saudáveis a preço acessível

A Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF) informou que restaurantes comunitários são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional que tem a finalidade de preparar e vender refeições saudáveis a preço acessível​. Em 2022, as 14 unidades forneceram, juntas mais de 9 milhões de refeições.

“O objetivo é contribuir com o acesso a alimentação adequada, respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região​, priorizando o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social​”, diz nota da pasta.

Atendimentos da saúde

Profissionais da SES-DF estão no ginásio apoiando as ações da Polícia Federal. Na segunda, o Samu montou uma estrutura de cinco tendas para atender os detidos. Até a manhã desta terça-feira (10), foram registrados 243 atendimentos e 30 pacientes foram levados para Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

De acordo com a direção do Samu, a maioria dos casos atendidos é resolvido no local. A SES-DF informa que mobilizou equipes com médicos, profissionais de enfermagem e de saúde mental. Ambulâncias do Samu e dos bombeiros estão à disposição para transferências em caso de situações mais graves.

Fonte: G1