MUNDO – Um acidente aéreo abalou o Nepal na manhã deste domingo (15). Um avião da Yeti Airlines, que transportava 72 pessoas, caiu na cidade de Pokhara. Pelo menos 68 pessoas perderam a vida. Um vídeo, divulgado nas redes sociais, registrou os últimos momentos do voo.

A princípio, as imagens mostram o avião voando normalmente, até que o bimotor aparece balançando. Nos instantes finais, é possível ver a aeronave fazendo uma inclinação intensa para a esquerda. Por fim, em questão de segundos, o vídeo deu espaço para o estrondo ao fundo. Os gritos de moradores da região diante da tragédia também foram captados.

Assista:

O voo da Yeti Airlines havia deixado a capital do país, Katmandu, com 72 pessoas à bordo – 68 passageiros e quatro tripulantes. De acordo com uma autoridade do aeroporto, do número total, havia 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino. Um representante da companhia aérea também confirmou que duas das vítimas eram crianças.

Os momentos finais dos passageiros do avião foram registrados em uma live de um dos passageiros. O vídeo, que correu pela internet e já foi transmitido por emissoras de TV internacionais, registra um momento aparentemente tranquilo dos passageiros e a paisagem do lado de fora da janela, até que a câmera é tomada pelo fogo, iniciado de repente. Assista:

Ao menos 64 pessoas foram resgatadas. O avião caiu num desfiladeiro entre duas colinas, num ponto próximo do aeroporto da cidade. As equipes de resgate chegaram ao local após enfrentarem algumas dificuldades por conta da localização, mas também pelo estado da aeronave. “O avião está pegando fogo”, relatou o policial Ajay K.C. à agência Reuters. Minutos depois do acidente, Arun Tamu, morador local, também deu detalhes do que encontrou. “Metade do avião está na encosta. A outra metade caiu no desfiladeiro do rio Seti”, afirmou ele.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil do Nepal, o último contato da aeronave com o aeroporto de Seti Gorge foi às 10h50 (horário local). As causas do acidente ainda são investigadas. Mas Jagannath Niroula, porta-voz do órgão, informou que o tempo estava claro no momento da queda. Segundo um comunicado do governo, o primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião de emergência a respeito da situação.