BRASIL – Na noite deste domingo (22), o vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá a Presidência da República pela primeira vez. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ocupará o cargo enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver fora do país, cumprindo seus primeiros compromissos internacionais.

Lula viaja no início da noite deste domingo para a Argentina. Assim que estiver fora do espaço aéreo brasileiro, Alckmin será o presidente em exercício. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Alckmin vai despachar do gabinete de Lula, no Palácio do Planalto.

Na segunda (23), Lula deve se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández. Na terça, participará da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), organismo que reúne 33 países. Na quarta (25), Lula embarcará para o Uruguai.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará da comitiva de Lula na Argentina. A pauta econômica da viagem pode incluir temas como a integração energética e da cadeia produtiva entre os dois países, além do início dos debates sobre a criação de uma moeda comum sul-americana.