BRASIL – A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff descartou assumir um cargo no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), e pode ir para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) ou a Organização das Nações Unidas (ONU), diz a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Dilma considera o NDB, sediado em Xangai, na China, um posto muito distante, e deve, segundo interlocutores da petista ouvidos pela jornalista, assumir um cargo na Unasul, ou Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), ou Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Dilma no governo Lula

O objetivo de Lula é fazer um resgate histórico da ex-presidente, alvo de um processo de impeachment em 2016. O presidente eleito classifica a retirada de Dilma da presidência como golpe.

Dilma Rousseff tem bom trânsito entre líderes internacionais, o que deve facilitar a indicação para um cargo fora do país.

Durante a campanha, Lula já havia deixado claro que não levaria a ex-presidente para ocupar um ministério em caso de vitória. “Tem muita gente que, na perspectiva de criar confusão entre nós dois, fala para mim: ‘Você vai levar a Dilma para um ministério? Você vai levar o José Dirceu para um ministério?’ Nem eu vou levar e jamais a Dilma caberia em um ministério, porque Dilma tem a grandeza de ter sido a primeira mulher presidente da história deste país”, disse, em comício no Anhangabaú.

Dilma apareceu ao lado de Lula em diversas ocasiões ao longo da campanha e, entre os militantes do PT, costuma ser uma das mais aplaudidas.