BRASIL – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou em voltar à Presidência em discurso nesta quinta-feira, 23, em igreja evangélica de Orlando, nos Estados Unidos.

“Ele (Deus) sabe o tempo certo para tudo. No começo eu falo: ‘Meu Deus, qual foi o meu pecado? Para estar sentado nessa cadeira’. Só problemas”, disse o político.

“Mas (ser presidente) foi uma experiência que entendo como missão. E, se Ele assim entender, entendo que essa missão não acabou ainda”, afirmou.

No entanto, tanto no Supremo Tribunal Federal (STF), quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro terá de superar problemas legais em diferentes inquéritos nos quais é investigado e que podem culminar com sua inelegibilidade.

Jair Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e de duas ações penais, nas quais é réu. Na semana passada, Bolsonaro teve sete pedidos de investigação contra si remetidos à primeira instância pela ministra do STF Cármen Lúcia. Fora da Presidência da República, ele perde a prerrogativa de foro.

Ele também é investigado por incentivar seus apoiadores a promoverem os atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita depredaram as sedes dos Três Poderes.