BRASIL – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (2/3), o registro de uma vacina contra a dengue. O imunizante chama-se Qdenga e pode ser aplicada em crianças a partir de 4 anos até adultos com 60 anos.

A vacina é produzida pela farmcêutica japonesa Takeda Pharma e contém quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. A Qdenga também já foi aprovada para uso e comercialização na União Europeia em 20 de dezembro de 2022.

“Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina”, explicou a agência em nota.

A Anvisa realizou um painel com profissionais especialistas em dengue em janeiro. A partir do encontro, foi produzido um parecer sobre o imunizante para subsidiar a análise da agência.

A primeira vacina aprovada no país contra a dengue foi a Dengvaxia. Ela, porém, é indicada apenas para quem já foi infectado pela doença.