BRASIL – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende priorizar os chamados “projetos verdes” na análise de empreendimentos que irão integrar o seu plano de investimentos, batizado de novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que deve ser lançado até o final de abril. Um dos principais objetivos está junto ao setor de saneamento, visando alcançar a meta de universalização.

Nesta linha, o governo deve lançar um aplicativo para que estados e municípios possam enviar ao governo federal dados sobre as obras paralisadas ou atrasadas.

“Responsável pela agenda na Casa Civil, o secretário especial de Articulação e Monitoramento, Maurício Muniz, disse que tem feito uma espécie de filtragem das demandas dos estados, para analisar o que é viável e pode entrar na agenda federal. A lista tem 417 empreendimentos”, destaca o jornal O Estado de S. Paulo.

Dos 417 empreendimentos demandados pelos estados, 136 são obras rodoviárias, como pavimentação e duplicação. “O governo, porém, diz que dará destaque no plano a modais mais ‘verdes’, como o ferroviário e o hidroviário”, ressalta a reportagem.

O aplicativo voltado para que estados e municípios indiquem quais obras devem ser priorizadas deverá ser lançado em breve pela Casa Civil, ressalta o periódico em uma outra reportagem sobre o tema.

“Vamos lançar (o aplicativo) para estados e municípios validarem as informações para podermos ter uma base de quais obras estão paradas, quais estão em ritmo lento, em qual grau de execução estão, se é possível ou não é possível retomar”, detalhou o secretário especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz.