Manaus – Aproximadamente 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino vão aplicar o primeiro simulado do Programa Educa+Manaus, nesta sexta-feira, 10/3, em todas as unidades envolvidas na ação. Para isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira, 7/2, o treinamento do certame no auditório da Semed.

O Educa+Manaus começou no primeiro dia de aula, 6/2, e abrange 336 escolas da rede municipal. Todo esse planejamento da Semed vai preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas entre 25/10 e 3/11 deste ano.

A metodologia se alinha à meta estratégica 5 do Plano Nacional de Educação, que visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

“Esse programa já deu certo. E gente, multipliquem essas informações, as nossas ações, e vamos nos envolver nesse relacionamento, pois estamos num relacionamento com a educação para mudarmos para melhor a educação de Manaus. Parabéns para todo mundo que está entregue nesse projeto e vamos para cima”, falou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, durante o treinamento.

Sobre o treinamento, o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Leandro Anjos, ressaltou que a ideia é passar informações para subsidiar o trabalho dos aplicadores, no dia do primeiro simulado do Educa+Manaus.

“Hoje, é o treinamento dos nossos aplicadores, são assessores que trabalham nas três subsecretarias da Semed. Eles aprenderam sobre o preenchimento do cartão, da organização da turma, da acolhida dos estudantes, do tempo de prova, do tempo de recolhimento e entrega ao gestor da escola, enfim, são informações importantes e primordiais para aplicação do simulado”, explicou Anjos.

O Educa+Mais tem inicialmente duas ações: sequência didática e sexto tempo, que inicia nesta quarta-feira; e já nesta sexta-feira tem o simulado, a terceira ação do programa. Depois do certame, a ideia é mensurar a proficiência dos alunos, ou seja, o aprendizado dos alunos de 5º e 9º ano da rede municipal de ensino, segundo o chefe da DAM.

“Então, qual é o objetivo do simulado? Verificar o nível de proficiência desse estudante na sequência didática. Então, uma vez que eu tenha o resultado do simulado eu vou conseguir ir para uma próxima Educa+. Queremos dividir a turma em duas turmas para 6º tempo, que é uma turma para aprofundar conhecimento e outra para reforçar esse conhecimento. Ou seja, o estudante pode estar dividido em duas fases. Aqueles alunos que tiverem um bom desempenho irão para uma turma para aprofundar esse conhecimento e aqueles com conhecimento abaixo do esperado estarão numa turma reforço para nivelar esses estudantes, após toda essa aplicação e toda a tabulação de dados dos simulados”, frisou Leandro.

Uma das aplicadoras do simulado será a assessora pedagógica da Divisão Leste 1, Marisol Moura. Segundo ela, as informações repassadas serão fundamentais para saber como agir no dia do simulado.

“Precisamos ter essas informações para que a gente faça uma aplicação correta com os alunos. Precisamos saber como ajudar alunos com deficiência, por exemplo, então há muito detalhes que nós aplicadores precisamos estar a pá para saber o que fazer no dia 10 de março”, disse Marisol.

No total, durante o ano letivo, são 12 provas, sendo nove simulados do Educa+Manaus, duas Avaliações de Desempenho do Estudante (ADE) e uma avaliação de diagnóstico Pró-Saeb