Manaus – Na manhã desta terça-feira (14), familiares de detentos que estão presos no sistema prisional de Manaus se reuniram em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na Av. André Araújo, bairro São Francisco, na Zona Sul da capital, para reivindicar os “direitos dos presos”.

Os manifestantes estavam com cartazes escritos “chega de humilhação” e balões brancos em simbologia da “paz” nas cadeias. O protesto ocorreu em decorrência da suspensão de todas as visitas, parlatórios virtuais e escoltas externas por cinco dias, em todas unidades prisionais da capital.

O protesto ocorreu após a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) suspender todas as visitas, parlatórios virtuais e escoltas externas por cinco dias, em todas unidades prisionais de Manaus.

Segundo a SEAP, a decisão foi tomada para garantir a segurança dos servidores, dos próprios presos e dos familiares dos visitantes, levando em consideração que o próprio órgão afirma que o momento é de instabilidade no Sistema Penitenciário.

De acordo com informações, entre algumas melhorias exigidas pelos familiares dos presos estão:

  • Aumento no tempo do banho de sol
  • Possibilidade de comer alimentos levados pelos visitantes,
  • Televisão nos quartos, entre outros pontos.

Vale ressaltar que a maioria dos detentos presos no sistema prisional do Amazonas respondem por crimes como roubo, furto, latrocínio, estelionato, homicídio, associação criminosa, tráfico de drogas e demais crimes hediondos.