MUNDO – O governo de Joe Biden exigiu que os donos chineses do aplicativo TikTok alienem suas participações no popular app de vídeo, caso contrário o TikTok é passível de proibição em todo o país norte-americano, disse a empresa à Reuters nesta quarta-feira.

A atitude é a mais dramática em uma série de medidas recentes que autoridades e legisladores dos Estados Unidos vem tomando contra o app. Existe um temor de que os dados de usuários do TikTok nos EUA possam ser repassados ao governo da China.

Em terras norte-americanas, mais de 100 milhões de pessoas tem cadastro no aplicativo.

A porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, disse à Reuters que a empresa ouviu recentemente o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), liderado pelo Tesouro dos EUA, que exigiu que os proprietários chineses do aplicativo vendessem suas ações e disse que, caso contrário, eles enfrentariam um possível banimento do aplicativo de vídeo nos EUA.

Essa não é a primeira vez que o TikTok recebe esse tipo de ameaça por parte do governo estadunidense. Donald Trump, antecessor de Biden na Presidência, tentou banir o app do país, mas foi impedido pelos tribunais.