
BRASIL – Durante cerimônia na sede da Hidrelétrica Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou com uma criança presente no evento e questionou se o preço da picanha já havia caído no país.
O presidente do Brasil fazia seu discurso quando foi interrompido por um menino que estava na plateia. O garoto falou algo sobre o preço da picanha. No mesmo momento, o petista perguntou ao garoto em tom de brincadeira: “Já caiu o preço da picanha?”.
Assista:
Menino interrompe discurso de Lula para pedir diminuição no preço da picanha.
“Vamos dar um tempo aí porque as coisas não podem acontecer do dia pra noite”, respondeu Lula após explicar para o presidente do Paraguai o motivo do pedido. pic.twitter.com/g8PvahgQbX
— Metrópoles (@Metropoles) March 16, 2023
Os presentes riram e aplaudiram a situação. Em seguida, Lula explicou o motivo da pergunta ao presidente uruguaio, Mario Abdo Benítez.
“Para o presidente do Paraguai entender, eu, durante a minha campanha, eu dizia que o povo brasileiro ia voltar a comer carne, que o povo brasileiro ia voltar a comer picanha. Cadê esse garoto? Pode ficar certo que, quando o pai dele comprar a primeira picanha, ele vai ter que me ligar e falar: ‘Oh, Lula, estou comendo a primeira picanha'”, afirmou o petista.
Queda nos preços
Durante a campanha à presidência da República em 2022, Lula disse várias vezes que, se fosse eleito, o povo voltaria a comer picanha e a tomar cerveja aos finais de semana. As falas foram alvo de críticas de adversários.
Já em fevereiro, dois meses após a posse de Lula na Presidência pela terceira vez, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o preço da carne vermelha no Brasil recuou 1,22% naquele mês, a maior queda nos últimos 15 meses.
Relembre: Picanha tem maior queda entre cortes de carne em fevereiro, aponta IBGE