BRASIL – Durante cerimônia na sede da Hidrelétrica Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou com uma criança presente no evento e questionou se o preço da picanha já havia caído no país.

O presidente do Brasil fazia seu discurso quando foi interrompido por um menino que estava na plateia. O garoto falou algo sobre o preço da picanha. No mesmo momento, o petista perguntou ao garoto em tom de brincadeira: “Já caiu o preço da picanha?”.

Assista:

Os presentes riram e aplaudiram a situação. Em seguida, Lula explicou o motivo da pergunta ao presidente uruguaio, Mario Abdo Benítez.

“Para o presidente do Paraguai entender, eu, durante a minha campanha, eu dizia que o povo brasileiro ia voltar a comer carne, que o povo brasileiro ia voltar a comer picanha. Cadê esse garoto? Pode ficar certo que, quando o pai dele comprar a primeira picanha, ele vai ter que me ligar e falar: ‘Oh, Lula, estou comendo a primeira picanha'”, afirmou o petista.

Queda nos preços

Durante a campanha à presidência da República em 2022, Lula disse várias vezes que, se fosse eleito, o povo voltaria a comer picanha e a tomar cerveja aos finais de semana. As falas foram alvo de críticas de adversários.

Já em fevereiro, dois meses após a posse de Lula na Presidência pela terceira vez, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o preço da carne vermelha no Brasil recuou 1,22% naquele mês, a maior queda nos últimos 15 meses.

Relembre: Picanha tem maior queda entre cortes de carne em fevereiro, aponta IBGE