BRASIL – As investigações sobre possíveis financiadores dos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro segue a todo vapor. Em depoimentos à Polícia Federal (PF), bolsonaristas presos por envolvimento nos atos confessaram ter recebido dinheiro para viajarem à capital do Brasil. As informações são do jornalista Aguirre Talento, em sua coluna no portal UOL.

Em um dos depoimentos, um homem identificado como Douglas Augusto Pereira afirma que estava desempregado e sem fonte de renda na época, quando recebeu uma proposta de viajar à Brasília e recebeu R$ 1.200 em dinheiro vivo e Pix para isso.

Douglas fazia parte do acampamento golpista montado em frente ao 14º Grupo de Artilharia de Campanha, quartel-general do Exército em Pouso Alegre (MG). “O pessoal que estava acampado em frente ao 14° GAC, em Pouso Alegre/MG, realizou uma ‘vaquinha’ para arrecadar recursos que custearam a vinda do interrogado”, transcreve a PF no depoimento.

“Recebeu, aproximadamente, R$ 1,200 (mil e duzentos reais) em espécie e Pix”, afirma o relato.

Questionado sobre quem seriam os financiadores, Douglas respondeu que “recebeu os recursos de diversas pessoas, não tendo um único responsável pela arrecadação”.

Ainda na matéria, Aguirre apura que, em diversos outros depoimentos, os presos evitaram apresentar detalhes sobre a identidade dos patrocinadores da tentativa de golpe de Estado.

“Este tipo de depoimento, colhido logo após a prisão das mais de 1.400 pessoas, não costuma trazer muitos detalhes. A Polícia Federal, entretanto, apreendeu telefones celulares, o que deve permitir o aprofundamento das investigações, cruzando seus dados com as informações colhidas no momento da prisão”, conclui.