BRASIL – Pela primeira vez, foram apreendidos no Brasil frascos de fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais forte do que a morfina. A substância é a droga que mais causa mortes por overdose nos Estados Unidos. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), em fevereiro. As informações são da CNN Brasil.

A polícia informou que a operação foi deflagrada com o objetivo de apurar uma suposta base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos diversos, na zona rural próxima à reserva biológica Duas Bocas, localizada no município de Cariacica, na região metropolitana de Vitória.

Segundo a polícia, foram apreendidos 31 frascos de fentanil, 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína cheios, além de milhares de pinos vazios durante a ação.

O que é e quais são os riscos do fentanil

O fentanil é um opioide sintético até 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. A droga se tornou a principal causa de morte entre os norte-americanos, de acordo com dados do CDC.

O fentanil é dividido em dois tipos: o fentanil farmacêutico e o fentanil fabricado ilicitamente. No entanto, os dois são considerados opioides sintéticos. O fentanil farmacêutico é prescrito por médicos para tratamento de dores intensas, especialmente após cirurgias e para pacientes com câncer em estágio avançado.

Os casos mais recentes de overdose relacionados à substância estão associados ao produto fabricado de maneira ilegal e vendido por traficantes. Esta versão do fentanil está disponível no mercado de drogas em diferentes formas, incluindo líquido e pó.

De acordo com o CDC, o fentanil em pó se parece com muitas outras drogas. A substância é comumente misturada com drogas como heroína, cocaína e metanfetamina e transformada em pílulas que se assemelham a outros opioides prescritos. Já a forma líquida pode ser encontrada em sprays nasais, colírios e aplicado em papel como pequenos doces.

Overdose

O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente envolvidas em mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal.

Estima-se que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil. Os riscos são aumentados pela impossibilidade de mensurar os níveis de fentanil presentes nas drogas comercializadas ilegalmente.

Os sinais de overdose incluem contração das pupilas, sonolência e perda da consciência, respiração lenta ou fraca, sons de asfixia, flacidez corporal, além de pela fria ou úmida e com perda da coloração, principalmente de lábios e unhas.