Brasil – O presidente russo Vladimir Putin convidou o chefe do Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a visitar Moscou para um encontro de cúpula. A informação foi confirmada nesta terça-feira (4) pelo Kremlin, ao tratar da reunião de Putin com o embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores de Lula.

“Realmente, a reunião aconteceu. E posso dizer que na reunião se renovou e confirmou o convite ao senhor Lula para visitar a Rússia, afirmou Peskov em uma coletiva de imprensa.

A reunião entre Putin e Celso Amorim se deu na quinta-feira (29) e foi realizada na enorme mesa em que Putin recebe chefes de Estado do mundo todo, com a presença de intérpretes.

Após a conversa, Celso Amorim afirmou ao jornal “Folha de S.Paulo” que os russos apreciam tanto os esforços do Brasil quanto os da China em busca de uma solução para o conflito com a Ucrânia. A Rússia iniciou uma tentativa de invasão total o país vizinho em fevereiro de 2022, após anexar a região da Crimeia em 2014.

Apesar dos esforços de Brasil e China para buscar uma solução de paz, Amorim, reconheceu que não é uma tarefa nem simples nem rápida. “Não há solução imediata. É preciso preparar um quadro para quando a vontade política se materializar. Quando ficar claro para um lado ou para o outro que o custo da guerra é maior que o de eventuais concessões, as ideias para a paz poderão fluir”, afirmou.

Fonte: O TEMPO