Brasil – O momento em que um frentista serve etanol para um suposto homem em situação de rua viralizou na internet, nesta terça-feira (4/4). Nas redes sociais, os usuários relatam que o registro é antigo, mas, ainda assim, gerou revolta.

No vídeo, é possível ver o funcionário do local, não identificado, completando o copo descartável, que o homem segura, de álcool combustível. Em seguida, ele bebe o líquido em uma só golada.

Nas menções das imagens, a opinião dos usuários no Twitter, se divide ao questionar a integridade do frentista. Alguns acreditam que a ação foi incorreta e desumana, pelo estado em que o homem se encontrava, por outro lado, ironizam a situação: “O cliente sempre tem razão”, publicou um perfil.

“Covardia do frentista ver a situação do cara é ainda dar pra ele beber”, disse outro.

O álcool é o mesmo?

Um outro debate tomou conta do Twitter, depois que um perfil afirmou ter uma curiosidade sobre o elemento. Segundo o perfil: “o álcool de posto, etanol hidratado, é exatamente o mesmo álcool que nós bebemos na cerveja, cachaça, vodka”.

Mas em seguida foi refutado por outra pessoa, que apesar da molécula ser a mesma, o processo de destilação para consumo é diferente. Ele exemplifica com a acetona, que tem a mesma origem e ainda assim contém variações.

“Filtração para pureza não faz retirada de etílicos pesados . Por isso que não dá pra falar que é o “mesmo álcool”, quimicamente é a mesma molécula mas o etanol carrega solventes extremamente poderosos porém não corrosivos a metais”, explicou.

Veja a seguir: