BRASIL – Principal liderança indígena de Acará e ativista na luta contra a exploração das empresas do ramo do dendê, Lúcio Tembé foi alvo de ataques na madrugada deste domingo (14/5). Segundo informações, o indígena levou um tiro no rosto e se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Belém.

Tembé retornava à aldeia Turé-Mariquita com um familiar, quando o veículo ficou atolado em certo trecho da estrada. Ao descer para tentar desatolar o carro, o indígena foi surpreendido por dois pistoleiros em uma moto que efetuaram o disparo. Os motoqueiros ainda não foram identificados.

De acordo com a comunidade, Lúcio só conseguiu transferência para a UTI após ser resgatado de Tomé-Açu à Belém, atráves de um táxi aéreo, às 8h da manhã deste domingo. O tiro atingiu a lateral do rosto. A bala, segundo informações, permanece alojada.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará afirmou que a Polícia Civil do estado e a Polícia Militar acompanharam o caso:

“A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar atuaram na ocorrência da vítima identificada como Lúcio Gusmão Tembé. Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde. O caso é investigado pela delegacia de Quatro Bocas. No momento diligências são realizadas com objetivo de coletar todos os vestígios e provas que possam contribuir para elucidação do crime, com a identificação dos responsáveis”, escreve o órgão.

Por: Metrópoles