Amazonas – Após operação de busca e apreensão comandada pelo Ministério Público, o prefeito do município de Borba (150 Km de distância até Manaus), Simão Peixoto (Republicanos) vai voltar ao “xadrez”. O Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO) amanheceu batendo na porta do político nesta terça-feira (23).

Conforme informações, o prefeito teria participado de um esquema que desviou mais de R$ 29 milhões de recursos públicos através de licitações fraudulentas. Outra dez pessoas foram presas na operação juntamente de Simão Peixoto.

Vale lembrar que o prefeito já foi preso preventivamente este ano pelo crime de agressão. Após o ocorrido, o Ministério Público divulgou uma nota oficial.

Nota do MP-AM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, hoje, 23/5, a Operação Garrote. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos no município de Borba, dando cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca domiciliar, 28 mandados de busca pessoal e 28 mandados de busca veicular, totalizando 95 medidas cautelares.

A operação atinge autoridades municipais, familiares, empresários e agentes públicos envolvidos em crimes contra a administração pública, fraudes em crimes licitatórios e lavagem de dinheiro. O MPAM busca o ressarcimento aos cofres públicos e o afastamento dos agentes públicos investigados de suas funções.