BRASIL – O Podemos, partido de Deltan Dallagnol, não vai recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o registro da candidatura do ex-procurador no dia 16 de maio. As informações são do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles.

De acordo com Amado, o objetivo do Podemos em não recorrer visa evitar um desgaste ainda maior por meio de um embate com o judiciário brasileiro.

A avaliação interna do partido é que a decisão unânime dos ministros do TSE joga por terra a tese que a cassação teria sido apoiada apenas pelos ministros da Corte mais alinhados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro ponto avaliado pelo Podemos é que nem o ex-juiz suspeito e senador Sergio Moro (União Brasil-PR) saiu em defesa do aliado. “O ex-juiz da Lava Jato ignorou atos públicos em apoio ao ex-promotor à frente da operação, inclusive em Curitiba. O afastamento surpreende. Na eleição, um fez campanha para o outro. Durante a Lava Jato, a dupla combinou decisões judiciais, o que é proibido”, destaca o texto.