AMAZONAS – A greve dos profissionais da educação da rede pública do Amazonas completa uma semana nesta quarta-feira (24), com 70% das escolas estaduais de Manaus sem aulas e adesão de 52 municípios em todo o estado.

Deflagrada no último dia 17 de maio, a paralisação reivindica reajuste salarial de 25%, reajuste do vale-alimentação e do auxílio-localidade, além do cumprimento das progressões horizontais e verticais da categoria.

O governo do Amazonas chegou a negociar com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), que lidera o movimento grevista – mas não chegou a um acordo.

“Estamos exigindo os nossos direitos, não aceitamos a o reajuste de 8%, queremos 25%. Cerca de 70% das escolas estaduais estão paralisadas [na capital]. Nossa luta não vai acabar, enquanto nossa classe não for ouvida”, afirmou a presidente do Sinteam.

Na segunda-feira (22), o Sinteam realizou assembleia geral onde foi rejeitada a proposta de 8% do governo e a manutenção da greve por tempo indeterminado.