BRASIL – A Prefeitura de Manaus atingiu, pela quinta vez consecutiva, a maior nota entre as capitais brasileiras no ranking de melhor saúde básica do Brasil. O resultado do programa Previne Brasil foi divulgado na quarta-feira (24), e leva em consideração a média dos indicadores do Ministério da Saúde, no qual a capital amazonense atingiu 8,46 no Índice Sintético Final (ISF).

O prefeito David Almeida celebrou o resultado e disse que a liderança de Manaus reflete o compromisso da gestão municipal e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos manauaras.

“Somos a melhor equipe de saúde do país. Começamos a gestão em um cenário de pandemia, de unidades fechadas, de estruturas precárias, e demos a volta por cima. Estamos valorizando o servidor e executando um plano de obras histórico para seguir avançando na atenção à saúde da população”, declarou Almeida.

Programa Previne Brasil

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que monitora a qualidade dos serviços de atenção primária ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o desempenho de cada município para acesso aos recursos de investimento na área.

Além dos sete indicadores de saúde, o programa avalia a saúde básica a partir de mais dois eixos: o cadastramento da população na APS e a execução de ações programáticas.