Brasil – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deverá vir à Brasília na próxima semana para participar da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul, que será realizada na 3ª feira (30.mai.2023). Será a 1ª vez que o venezuelano virá ao Brasil depois de ter sido proibido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Poder360 apurou, a viagem de Maduro está confirmada, mas há certa desconfiança de que ele pode cancelar de última hora. O presidente da Venezuela cancelou viagem que faria para participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro por falta de tempo hábil.

O próprio governo Bolsonaro revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional. A medida havia sido editada em 2019, quando o ex-presidente rompeu com o país vizinho. Como a proibição caiu em cima da hora, não houve tempo de Caracas organizar a comitiva presidencial.

Em janeiro, quando Lula esteve em Buenos Aires para participar da 7ª Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), uma reunião entre ele e Maduro chegou a ser marcada, mas o presidente venezuelano cancelou a viagem à Argentina.

O governo Lula retomou as relações com a Venezuela. O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, visitou Caracas em março e se reuniu com Maduro. Também teve encontros com integrantes da oposição. Na época, disse ter visto um “clima de incentivo à democracia”.

A visita não foi informada previamente pelo Itamaraty e nem pelo Palácio do Planalto. A reunião dos presidentes dos países latino-americanos será realizada ao longo de toda a próxima 3ª feira (30.mai) no Itamaraty. Lula participará de todo o evento.

Fonte: Poder 360