Brasil – O skatista brasileiro André Vitor Lira Costa, de 22 anos, morreu no último sábado (20/5), num acidente de moto ocorrido na Espanha. De acordo com familiar ouvido pelo Metrópoles, seus parentes, uma semana após a perda do atleta, ainda lutam contra a burocracia espanhola para recuperar o corpo e trazê-lo de volta ao Brasil.

A família de André é natural de Porangatu, no norte de Goiás. De acordo com Maria Lúcia Costa, tia do jovem, os pais de André moram na Espanha e, até agora, tentam pegar o atestado de óbito do filho. Segundo a tia, o irmão e a ex-mulher retornam nesta segunda-feira (29/5) a Ibiza pra buscar o documento, necessário para dar-se início ao processo de traslado do corpo.

“Assim que meu irmão se mudou pra a Espanha, fez um seguro. Sempre pagou, há cerca de quinze anos. Mas como ele se divorciou, o seguro se negou a pagar o traslado. Agora vai para a Justiça. Eles tinham uma esperança que o seguro pagasse, mas não devem conseguir. O governo ainda não deu assistência, porque precisa do atestado de óbito. Precisa de tudo detalhado”, disse Maria Lúcia.

Agora, a família faz uma campanha de doações para custear o transporte do corpo de André. O valor fica em torno de € 15 mil, o que dá aproximadamente R$ 80 mil, em valores atuais.

Como conta a tia Maria Lúcia Carvalho, André morava em Girona com os pais e outros três irmãos. O jovem, porém, arrumou um trabalho de garçom em Ibiza para juntar dinheiro antes de retornar ao Brasil. O principal objetivo do atleta era conhecer a Bahia e o Rio de Janeiro, e em seguida morar com seus parentes em Goiás. Ele apenas aguardava a liberação da sua dupla cidadania.

“Ele estava com depressão e louco para voltar a morar com a gente. Vinha na primeira semana de junho. Foi nossa grande tristeza, vai voltar só o corpo. Ele pensava em montar uma escolinha, ele era extremamente generoso. Dizia que quando chegasse ficaria com a avó e depois se resolvia seu futuro”, lamentou Maria Lúcia Carvalho.

O acidente ocorreu enquanto o jovem pilotava uma moto, retornando de Ibiza para Girona. A cidade turística fica numa ilha e parte do trajeto é feito de balsa.

Fonte: Metrópoles