O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) não desistiu de recuperar a Capivara Filó e disse que pretende abrigá-la no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na zona oeste da capital amazonense.

O mamífero havia sido entregue ao IBAMA no mês passado, mas foi ‘resgatado’ logo em seguida pela Deputada Estadual Joana Darc (União) que decidiu protagonizar o ‘Resgate da Capivara Filó’ de dentro do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Manaus.

Com a movimentação, o bicho retornou para a fazenda do influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, em Autazes. Eles conseguiram por meio de decisão judicial que a tutela provisória do animal fosse para o jovem.

De acordo com o Portal Amazonas Atual, o Comando Militar da Amazônia (CMA) foi sondado, recentemente, pelo novo Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Bentes de Araújo, sobre a possibilidade de colocar Filó sob os cuidados do Exército. No entanto, a assessoria do CMA, disse que o CIGS recusou levar o animal para seu zoológico. De qualquer forma o Ibama foi orientado a mandar formalmente a solicitação.

A Deputada Defensora dos Animais, Joana Darc faz lives, no final de abril, chorando e dizendo que foi enganada pelo IBAMA que exigiu que Agenor entregasse o animal silvestre, além de multá-lo em R$17 mil. Os vídeos ganharam muito engajamento e chegaram até a ser comentados por famosos.