Brasil – A bolsa de valores do Brasil avançava cerca 2% nesta sexta-feira (2), acompanhando o viés positivo de praças acionárias e preços de commodities como petróleo e minério de ferro no exterior, com a pauta do dia destacando dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Às 10h58, o Ibovespa subia 1,93%, a 112.701,14 pontos, caminhando para um desempenho positivo na semana, com alta de 1,62% até o momento. Na máxima, chegou a 113.069,55 pontos, nível que não atingia desde o começo de fevereiro. O volume financeiro no pregão somava R$ 5,9 bilhões.

Nos EUA, criação de vagas de emprego em maio superou as expectativas, mas uma moderação nos salários alimentava apostas de manutenção dos juros pelo Federal Reserve na reunião deste mês pela primeira vez em mais de um ano.

O Senado norte-americano também aprovou na quinta-feira projeto de lei que eleva o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo, evitando o que teria sido o primeiro calote da história, corroborando o clima positivo nos mercados globais.

O clima benigno nos pregões era ainda apoiado por expectativas de estímulos adicionais à economia na China. De acordo com reportagem da Bloomberg, Pequim está trabalhando em novas medidas para apoiar o mercado imobiliário.

“As principais commodities em alta, junto com o melhor ambiente global para a tomada de risco, devem testar o fôlego dos ativos domésticos hoje”, afirmou a equipe da Ágora Investimentos em relatório a clientes.

Alguns agentes financeiros também avaliam que o mercado entrou na tendência de melhora e que a posição técnica dos ativos parece favorável para tal movimento.

No caso do Brasil, os ativos também tem se beneficiado de sinais de queda da inflação e avanço da nova regra fiscal no Congresso Nacional, que se refletiram principalmente no alívio da curva de juros futuros e alta de ações cíclicas locais.

Fonte: R7