Brasil – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou uma multa de cerca de R$ 1,93 milhão contra a Tim devido ao excesso de reclamações registradas contra a operadora. Em junho de 2020, a empresa havia acordado com a agência que não passaria de 55% a mais de queixas do que a média de todo o setor no último trimestre de 2022, porém chegou a 56,2%.

A Tim pediu que o índice fosse reconsiderado. Ela se queixou que a Anatel não incluía mais a Oi em seus relatórios e que, por isso, o índice de reclamações do setor deveria ser recalculado. A Tim concluiu a compra da Oi em abril de 2022.

O relator do processo, o conselheiro da Anatel Vicente Aquino, respondeu que, durante o período de apuração dos dados, a Oi continuava a operar como uma empresa independente. E, sobre o valor da multa, acrescentou que a Tim havia concordado, ao assinar o compromisso com a agência, em pagar R$ 43,7 mil por dia de descumprimento.

A proposta de multa foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da Anatel e, agora, a Tim pode apresentar um pedido de reconsideração. A reportagem procurou a empresa e aguarda posicionamento.

Fonte: O TEMPO