A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 7/6, a capacitação dos permissionários que irão atuar com venda de alimentos no 65º Festival Folclórico do Amazonas, evento que acontece entre os dias 11 e 25 de junho no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial 1 (antiga bola da Suframa), zona Sul da cidade.

A formação aconteceu no próprio CCPA, no auditório Gabriel Gentil, e foi ministrada pelas fiscais de saúde Gizeli Giffoni e Josimara Moura, da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Visa Manaus. Elas trouxeram uma série de orientações aos permissionários sobre como reforçar a segurança sanitária de seus produtos numa situação de evento de massa, em que há grande fluxo de pessoas, e uma demanda igualmente alta por alimentos de bebidas.

Foram abordados aspectos como o asseio das barracas, a importância da higienização constante das mãos por parte dos trabalhadores, cuidados para o manuseio e exposição dos alimentos, condições ideais de refrigeração, o acondicionamento correto para diferentes tipos de alimentos, cuidados estruturais (como a atenção a situações de fiação elétrica exposta), entre outros, todos buscando reforçar o conforto e a tranquilidade da população durante os dias de festival.

Segurança dos alimentos

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou que o dia da capacitação é  também uma data decisiva para a conscientização sobre a segurança alimentar em todo o mundo: o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, que chega à sua quinta edição neste 7 de junho de 2023.

“O Dia da Segurança dos Alimentos é uma iniciativa das Nações Unidas, que chama a atenção para a grande incidência de mortes ocasionadas pela ingestão de alimentos contaminados em todo o planeta, sobretudo das crianças, que são as maiores vítimas desse mal. É uma questão tratada com a maior seriedade pela Prefeitura de Manaus, que sempre aciona a Vigilância municipal para zelar pela segurança alimentar da população em seus eventos, e não será diferente com o festival folclórico”.

O gerente de Vigilância de Alimentos, Ricardo Celestino, reforçou a importância de os permissionários participarem dessa capacitação. “A presença de todos aqui, hoje, mostra o comprometimento tanto dos comerciantes de alimentos quanto da Visa Manaus para com as boas práticas sanitárias, a fim de oferecer produtos com maior segurança e qualidade ao público do festival”, explicou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].