
Brasil – Desenha-se no Senado um cenário confortável para Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A despeito das críticas por ser advogado pessoal do atual mandatário, o nome do advogado deve ser aprovado com tranquilidade tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário do Senado, com possível apoio da oposição, inclusive bolsonaristas.
Como a votação é secreta, mesmo ligado intimamente a Lula, Zanin pode receber votos de bolsonaristas de carteirinha.
Levando-se em conta apenas os posicionamentos das bancadas, Zanin pode ganhar quatro votos de senadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O PSD, partido que tem três representantes abertamente bolsonaristas, declarou apoio da bancada à aprovação da indicação do presidente Lula. O mesmo acontece com a bancada do MDB.
Dessa forma, os seguintes bolsonaristas podem votar pela aprovação de Zanin: Ivete da Silveira (MDB-SC), Nelsinho Trad (PSD-MS), Lucas Barreto (PSD-AP) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Além disso, Zanin conseguiu quebrar resistência entre os senadores que participaram diretamente do governo Bolsonaro, mesmo sem promessa de votos até o momento.
Via: Metrópoles








