BRASIL – O partido PL (Partido Liberal) já está realizando cálculos eleitorais levando em consideração a possibilidade de Jair Bolsonaro ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, consultou especialistas em marketing eleitoral e concluiu que a exclusão de Bolsonaro da cédula pode resultar em um fortalecimento de sua força eleitoral, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo.

Uma das estratégias apontadas como trunfo é a solidariedade dos eleitores, que poderiam enxergar Bolsonaro como vítima de um sistema jurídico injusto. De acordo com os cálculos de Valdemar, o partido poderia eleger um número 20% maior de candidatos além do planejado caso Bolsonaro seja considerado inelegível. Essa projeção não seria possível se o ex-presidente ainda estivesse plenamente elegível.

No último sábado, ele afirmou nas redes sociais que o partido, atualmente no comando de 339 prefeituras, pode chegar a 1.500 nas eleições de 2024.