AMAZONAS – O Conselho Fiscal do Boi Garantido pediu ao Conselho de Ética do bumbá, o afastamento de Antônio Andrade da presidência do boi da Baixa. Além de Andrade, os conselheiros pedem também o afastamento de Ida Silva, vice-presidente do Garantido e de toda a diretoria sob comando de Antônio. O pedido foi estendido à Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e notificado ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

A decisão do Conselho acontece na esteira da mais nova crise que recai sobre o Garantido. Na segunda-feira (19), Andrade enviou ofício ao secretário de Cultura do Amazonas em que ameaçava tirar o Boi Vermelho e Branco da disputa do Festival de Parintins se o Governo do Estado não auxiliasse nos problemas financeiros do Garantido.

Relembre: Presidente do Garantido ameaça não levar o boi para a disputa do Festival de Parintins

Fora das instâncias internas do bumbá, Antônio Andrade também sofre pressão externa para deixar o comando do Garantido. Desde o festival de 2022, torcedores tem se mobilizado para tirar Andrade da presidência. Com o risco de não levar o Garantido para a Arena, esse movimento voltou a pedir junto à Justiça por intervenção na gestão do Garantido.

Leia a nota do Conselho Fiscal na íntegra:

NOTA CONSELHO FISCAL DO BOI GARANTIDO

O Conselho Fiscal do Boi Garantido, por meio dos Conselheiros Astryd Portilho, Ivanez Barros e Raimundo Oscar de Oliveira, vem publicamente informar que protocolou junto ao Conselho de Ética do Boi Garantido, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e informou ao Ministério Público do Estado do Amazonas, pedido afastamento do Presidente do Boi Bumbá Garantido, Antônio Andrade Barbosa, da Vice Presidente Ida Silva e de toda sua Diretoria.

Nosso entendimento é que novamente o Presidente Antônio Andrade não tem condições para comandar o nosso Boi Garantido há poucos dias para o Festival 2023. É de conhecimento público que o Boi Garantido vem, sob o comando do Presidente Antônio Andrade, passado por uma série de descalabros e reiteradas infrações ao estatuto do Boi Garantido. A incompetência do Presidente Antônio Andrade se mostrou oficializada por meio de Ofício enviado ao Governo do Estado nesta semana. Nele, o gestor faz clara chantagem contra apoiadores da festa, principalmente Governo do Estado e apoiadores da iniciativa privada. Gesto que coloca inclusive, o Festival de Parintins sob ameaça.

Importante frisar que não é a primeira vez que este Conselho tem denunciado o presidente do Garantido, sua vice e a diretoria, quando por duas vezes, reprovou as contas anuais da Associação comandada por eles.

Inclusive, há um inquérito civil tramitando no Ministério Público do Estado do Amazonas impetrado por este Conselho por conta dos desmandos e claras irregularidades nas contas do Garantido. Não temos dúvida, que essas irregularidades causaram mais esse novo episódio de caos e vergonha para a nação vermelha e branca.

Levando em consideração os acontecimentos vexatórios pós Festival de 2022 e atuais, estamos encaminhando pedido de afastamento ao Conselho de Ética e também ao Ministério Público do Estado do Amazonas

Atenciosamente

Astrid Portilho
Ivanez Oliveira
Raimundo Oscar

Conselheiros Fiscais do Boi Garantido