BRASIL – A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou, nesta quinta-feira (22), a posse do advogado Cristiano Zanin na Corte para o dia 3 de agosto.

Werber e Zanin se reuniram por 40 minutos para definir a data da posse. Após o encontro, o novo membro do STF se reuniu com os demais membros da Corte.

Zanin também conversou com a cúpula administrativa para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete. Ele assumirá uma cadeira na Corte com o segundo menor acervo: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

O advogado foi indicado ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de junho. Zanin poderá ficar na Corte até 2050, quando completa 75 anos e precisa se aposentar obrigatoriamente.

Na última quarta-feira (21) o plenário do Senado Federal aprovou o nome do jurista para ocupar o cargo de ministro. Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.