BRASIL – A equipe de Jair Bolsonaro apresentará uma denúncia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na Organização dos Estados Americanos (OEA). De acordo com a coluna do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, ainda em fase de elaboração, o documento já acumula centenas de páginas e acusa o magistrado de perseguir o ex-mandatário.

“A representação se baseia não em um ato específico do magistrado, mas em um conjunto de fatores que busca validar a tese. A ideia é que a representação seja assinada por dezenas de parlamentares simpáticos ao ex-presidente antes de ser protocolada na OEA”, ressalta a reportagem.

A iniciativa busca internacionalizar a insatisfação de Bolsonaro com a atuação de Moraes tanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto no Supremo Tribunal Federal.

A OEA tem como foco o monitoramento dos processos eleitorais e é composta por 35 nações independentes das Américas do Sul, Central e do Norte. Em 2022, a organização atuou oficialmente como observadora no processo eleitoral brasileiro. Em um relatório preliminar divulgado em novembro, após as eleições, a OEA ressaltou “o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instituição que mais uma vez demonstrou um alto nível de profissionalismo e solidez”.