BRASIL – Tem início em Brasília, na próxima quinta-feira (29), o Fórum de São Paulo, evento que reunirá pelo menos 150 representantes de partidos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Segundo interlocutores do Palácio do Palácio do Planalto ouvidos pelo Metrópoles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá participar da cerimônia de abertura do evento. O encontro ocorrerá de 29 de junho a 2 de julho, no Hotel San Marco, localizado na região central de Brasília.

Ainda conforme a reportagem, dentre os países membros já confirmados no Fórum estão: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua. O evento contará com workshops e palestras ministradas por representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua, liderada por Daniel Ortega; do Partido Socialista Unido da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro; e do Partido Comunista Cubano.

Além do Partido dos Trabalhadores, outros partidos de esquerda do Brasil também foram convidados para participar, como o PDT, PCdoB, PCB e PSB. No entanto, apenas PT e PCdoB são filiados ao Fórum.

De acordo com a prévia da programação divulgada pelos organizadores, o tema central de 2023 será a “integração regional para fortalecer a soberania latino-americana e caribenha”.