Manaus – Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil do Amazonas prendeu os influenciadores digitais ‘Lucas Picolé’ e ‘Mano Queixo’ em uma residência localizada no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte da capital, após durante a “Operação Influencer” que investiga esquemas fraudulentos em vendas de rifas ilegais nas redes sociais, principalmente no Instagram.

A cunhada de Lucas Picolé, Flávia Ketlen Matos da Silva, também foi presa por participação no esquema de lavagem de dinheiro. Conforme informações da polícia, o grupo criminoso movimentou R$ 5 milhões em dois anos.

A gente tinha conhecimento de um grupo criminoso que utilizava da qualidade de influencer digitais para angariar vítimas no sentidos dessas vitimas pagarem por rifas ilegais. eles faziam o sorteio dessas rifas sem qualquer tipo de fiscalização ou controle por parte do Ministério da Economia. A partir do levantamento dos valores dessas rifas ilegais, eles acabavam ecoando o dinheiro na compra de veículos de luxo. Lucas Picolé e a cunhada Flávia Ketlen conseguiram com esse dinheiro montarem uma empresa”, disse o delegado.

Durante as investigações, foi constatado que a cunhada de Picolé se aproveitou da fama e popularidade do blogueiro para conseguir impulsionar sua própria carreira política, se candidatando ao cargo de deputada estadual em 2022, porém foi derrotada.

“A Flávia Ketlen não é influenciadora. Ela opera auxiliando na lavagem de capitais. Ela figura na empresa do Picolé, onde são vendidos produtos falsificados e utiliza a conta dela para receber o dinheiro da compra desses produtos ilegais e das rifas. Por conta disse, ela também encontra-se na investigação da lavagem de dinheiro. Na manhã desta quinta-feira, foi encontrado diversos cupons fiscais em seu nome como recebedora de valores dessa prática criminosa”, finalizou Cícero Túlio.

Lucas Picolé e Mano Queixo foram presos com drogas sintéticas (LSD), munições e uma motocicleta adulterada. Picolé também foi autuado por receptação qualificada. A PC-AM também apreendeu carros de luxos e bens valiosos usados pelos blogueiros.

Após prenderem Lucas Picolé, a Polícia também cumpriu mandatos de busca e apreensão na loja física de Lucas, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus. Entre os carros apreendidos estão modelos de luxo como BMW, Porsche e até uma Amarok.

O alto estilo vida apresentado pelos blogueiros na operação acabou chamando atenção das autoridades, levando em consideração que os sorteios eram vendidos por valores extremamente baixos, alguns sendo vendidos até por 30 centavos, cujo prêmio seria um carro de luxo ou uma transação ‘pix’.

Vale lembrar que no final do ano de 2021, Picolé foi suspeito de ser integrante de uma facção criminosa após o assassinato do cantor Romário de Jesus, o “Bruxo do Forró”, em uma casa noturna da capital.

Informações dão conta que todos os blogueiros de Manaus que têm ou tiveram envolvimento ou suspeita de participação em esquema de rifas ilegais serão/estão sendo investigados. A operação segue em andamento.