AMAZONAS – Na tarde desta quarta-feira (26), uma denúncia relatada para a redação do Portal Manauara News, conta com a indignação de pais e populares, por conta da precarização do transporte escolar fornecido pela prefeitura do município de Iranduba às crianças da comunidade Morada do Sol (situada no quilômetro 26).

Segundo informações preliminarmente divulgadas por habitantes da região, um ônibus escolar que realiza o transporte de estudantes em três turnos manhã tarde e noite, estaria em condições inaceitáveis e colocando a vida do motorista e dos alunos em risco.

O veículo apresenta centenas de problemas como a ausência de freio, pneus carecas, não possuir extintor, rachaduras, falta de higienização e dificuldade na locomoção.

Veja:

Tais ocorrências também acontecem devida a falta de estruturação nos ramais que ainda precisam de asfaltamento, e onde há asfaltamento, o setor de infraestrutura não promove as devidas manutenções como renovação do betume para recapeamento e tapa buracos.

As providências cabíveis estão somente na palavra desde a última eleição e o prefeito atual não toma uma iniciativa positiva e precisa para a execução do conforto e do alcance educacional para as crianças e jovens daquele município.

Operação Cauxi

Por trás do transporte escolar sucateado está o ex-procurador do prefeito Augusto Ferraz, Almir Prestes.

Almir foi preso em 2016, no âmbito da Operação Cauxi, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) para apurar um suposto esquema de desvio que ultrapassa R$ 56 milhões em recursos municipais e estaduais e fraudes em licitações, na Prefeitura de Iranduba.

No Iranduba, a pergunta que não cala por parte dos moradores é somente uma: “Onde estão as autoridades para investigar todo o descaso do prefeito Augusto Ferraz?”

Licitação milionária

Cabe destacar que no mês passado o prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, anunciou a aquisição de transportes escolares na zona rural do município. O contrato foi firmado no valor de mais de R$ 1,7 milhão com a empresa Kapef Serviços de Construção e Transporte Ltda Me, conforme divulgado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) do dia 14 de junho.

Segundo a publicação, o contrato entre a Prefeitura e a Kapef terá duração de 10 meses, visando garantir transporte adequado para os alunos que residem nas áreas rurais de Iranduba. A completa falta de transparência e planejamento por parte da gestão de Augusto Ferraz é preocupante. Iranduba, com sua população de 49.718 habitantes, enfrenta inúmeros problemas de infraestrutura, que afetam especialmente as comunidades rurais.