Brasil – O influenciador digital João Victor Penha da Silva, conhecido como @joaovs nas plataformas sociais, está sendo acusado de aplicar golpes em outros influencers de moda. As denúncias, que viralizaram no TikTok e no Twitter, apontam que ele enganou dezenas de pessoas para ostentar uma vida de luxo nas redes sociais. Segundo os relatos virtuais, as roupas de grifes são, na verdade, das supostas vítimas. João se posicionou e disse ser sustentado por um anônimo.

Acusações

Natural de Campo Grande, no Rio de Janeiro, João VS se apresenta como stylist. Ao rolar o feed do carioca, o público vê uma enxurrada de publicações com artigos de luxo. A ostentação, no entanto, gerou uma onda de acusações nas redes sociais, com milhões de visualizações e interações.

No Twitter, a conta @Crismarths publicou uma thread, no último sábado (19/8), unindo denúncias contra João. “Ele fingia ser filho de sheik, ostentava a mais pura elite da grife como Loro Piana, Hermès e etc, mas na verdade ele aplicava golpes e as grifes eram das vítimas”, escreveu em uma das publicações.

Anteriormente, em 2020, uma influenciadora de jogos chamada Rebeca, conhecida pelo perfil @wipbecky no Instagram, utilizou o Twitter para contar a própria versão. A gamer diz que conheceu João na internet e que teve uma relação de quatro anos com o profissional, marcada por ameaças e mentiras.

De acordo com as principais acusações, João Victor prometia a outros influenciadores que os levaria a desfiles de moda internacionais, mas depois repentinamente pegava dinheiro deles e sumia. Em um dos casos, uma influenciadora disse que pagou R$ 10 mil para que João garantisse sua entrada em uma desfile da Semana de Moda de Paris, mas, segundo ela, o stylist nunca apareceu.

O jornalista independente Chico Felitti entrevistou supostas vítimas. Elas alegam que João Victor “trapaceava, vendia serviços que nunca entregou, e pegava roupas que nunca devolveu”.

O outro lado

Em vídeo publicado no TikTok, João VS se defendeu. “Eu nunca apliquei golpe em ninguém, tenho uma pessoa que investe em mim”, disse. “Isso é muito sério, se vocês acreditam em PIX, se olham as coisas na internet e acham que as coisas são reais, o problema é de vocês!”, bravejou, alegando também que a Polícia Federal já está envolvida no caso.

O jovem de 21 anos está sendo acusado por mais de 10 pessoas de fingir ser milionário e ter contatos na indústria, além de acesso a grifes. Chico Felitti visitou a casa de João, no Rio de Janeiro, e falou com os pais, que afirmam estar sofrendo com toda a situação.

Na entrevista a Felitti, os pais de João contaram que acompanham a carreira do jovem desde o início e também contestam os golpes. O pai levava o filho para concessionárias ainda na adolescência para tirar fotos que foram postadas nas redes sociais e acredita não haver mal nisso.

A própria mãe cita a devolução de peças e acessórios emprestadas por marcas ao filho. Segundo ela, João mora no Brasil, mas viaja bastante é acompanhado pela família frequentemente ao aeroporto.

A versão do influencer acusado é apoiada pela própria família. A mãe defende que João é um consultor de moda e tem provas de trabalhos realizados. Em troca de mensagens com o jornalista Chico Felitti, João VS afirmou que nunca buscou fama. O jovem também explicou que fingiu ser filho de sheik apenas em uma brincadeira com amigos.

Fonte: Metrópoles