BRASIL – O ex-policial condenado a mais de 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima, Mizael Bispo foi solto na tarde desta terça-feira (22), após a Justiça conceder progressão para o regime aberto, em que a pessoa cumpre pena fora da prisão e pode trabalhar durante o dia. À noite, deve se recolher em endereço autorizado pela Justiça. Ele cumpria pena há 13 anos e, atualmente, estava em um presídio em Tremembé, no interior do estado de São Paulo.

A decisão foi da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Bispo deixou a Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, a P2, em Tremembé, por volta das 16h, de acordo com informações publicadas nesta terça-feira (22) no portal G1. O advogado de defesa de Mizael confirmou a soltura. De acordo com o defensor, Bispo “cumpriu tudo que a lei estabeleceu e lhe foi concedida a progressão de regime aberto”.

Mércia estava desaparecida desde 23 de maio de 2010, quando foi vista pela última vez no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Policiais civis encontraram o carro e o corpo dela no começo do mês seguinte numa represa em Nazaré Paulista, na região metropolitana.

De acordo com a perícia, a advogada foi baleada e morreu afogada. A vítima tinha 28 anos. A investigação e o Ministério Público acusaram Mizael de matar Mércia por ciúmes e vingança por ela não ter continuado o namoro com ele. Investigadores afirmaram que um homem chamado Evandro o ajudou a fugir do local.

Mizael e Evandro foram condenados pelos crimes de homicídio doloso qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa de Mércia. Em outras ocasiões, os dois negaram os crimes e afirmaram ser inocentes.